Na parte da manhã visitamos novamente a Clínica da Família Hans Jergen Fernando Dohmann com o intuito de utilizarmos o conhecimento obtido no dia anterior e realizarmos uma filmagem para nosso documentário. Meu grupo ficou responsável pela saúde da mulher. Gravamos parte de uma consulta, na qual a profissional de saúde fazia uma entrevista com a sua paciente. Infelizmente, não achamos mais pessoas a espera deste serviço. Ainda assim, procuramos conhecer um pouco mais sobre os usuários que estavam pelo local aguardando qualquer outro tipo de serviço. Foi assim que conheci uma usuária, Gisele, que fez questão de expor sua experiência e opinião no vídeo. Ela relatou que não era moradora da área de abrangencia da clínica e estava lá por ter sido encaminhada. De acordo com a mesma, o local no qual residia, Vilá Carioca, estava com a saúde abandonada, sem profissionais e sem nenhum tipo de recurso para atender a população, tendo que portanto, se deslocar até a clínica, que fica a uma grande distancia de sua residência. Fica então a dúvida: quem não tem condições de pegar um ônibus e se deslocar até um bairro distante, fica então sem acesso a saúde? Outro ponto importante que foi comentado foi que, de fato, a clínica possui uma estrutura muito boa e os serviços igualmente bons. Mas esta se situa em uma praia poluída, suja e sem saneamento adequado. Com isto podemos refletir o quão ampla e complexa é a questão da saúde. Uma clínica com estrutura e atendimento exemplar ainda não é suficiente para proporcionar a qualidade de vida que deveria ser dada a população. A conversa fluiu de maneira muito boa me agregou muito. Ouvir um usuário desta forma passa importantes aprendizados e nos faz ter um olhar mais próximo da realidade. É muito bom vermos que a saúde parece estar melhorando, disponibilizando para a população locais de mais qualidade para atendimento, mas ainda há muita coisa pra ser feita, pois não é toda a população que tem acesso a clínicas de qualidade como a Hans Jergen Fernando Dohmann. Essa qualidade de atendimento atinge apenas uma fatia da população. É com certeza, um começo positivo, mas vale lembrar que ainda não é o suficiente e não devemos nos contentar enquanto todos nao tiverem um atendimento de qualidade como é legalemnte o direito da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário