Neste dia fomos até a prefeitura do Rio de Janeiro participar de uma oficina de postais. Os postais em questão tem como objetivo a promoção em saúde, passando importantes mensagens em postais coloridos e criativos. Já conhecia os postais desde o Congresso da Rede Unida, ocorrido em julho de 2010 em Porto Alegre, mas sem ter participado da oficina. A atividade deste dia envolveu dinâmicas e exercícios diferentes que acabaram nos entretendo e vencendo nosso cansaço.
Na primeira parte da manhã, nos apresentamos aos colegas de uma forma diferente, desenhando nosso 3X4 e escrevendo características nossas que não fossem óbvias, fazendo assim, sabermos mais curiosidades sobre nossos colegas e interagindo mais. Depois nos dividimos em duplas e cada dupla escolheu um postal e após analisá-los, passamos ao grande grupo o que o postal escolhido nos passou de mensagem. Os temas tratados nos postais eram os seguintes: medicalização, violência contra a mulher, respeito para com as outras religiões, união dos profissionais da saúde, respeito as diferenças étnicas, quebra de paradigmas e padrões em relação a cuidadores (papeis de pai/mãe), união familiar, respeito as escolhas sexuais, entre outras.
Também assistimos a uma apresentação de slides falando um pouco mais sobre as questões de promoção em saúde. Foram nos apresentadas estratégias, exemplos e teorias de marketing como os famosos 4 P's: produto, praça, promoção e preço. Durante a apresentação, conversamos sobre diversos pontos importantes. Vimos que faltam ainda muitas políticas capazes de reduzir a vulnerabilidade da população. A Lei Seca, por exemplo, apesar de não ter a fiscalização da forma com que deveria, foi capaz de reduzir um significante número de acidentes. É necessário também comunicar-se de uma forma que o público-alvo entenda a mensagem, deixando de lado expressões clínicas, por exemplo. Em resumo, é totalmente necessário investirmos em políticas de promoção em saúde pois estas podem se mostrar eficientes na redução de uma série de quadros que podem ser evitados caso a informação seja colocada a todos de maneira correta, de preferência dinâmica, criativa e diferente.
Para finalizar, nos colocamos no papel de profissionais e escrevemos em papel pardo maneiras de promovermos os postais. Surgiram ideias como confeccionar as imagens em artesanatos, envia-los de forma gratuita, colocá-los em vitrais, entre outras. Foi um dia muito bom pois trabalhamos de uma forma agradável e divertida vendo algo tão importante que é a promoção em saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário