quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sobre a UNIPLAC e educação...

A semana foi de intensas visitas a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). As experiências vividas lá me fizeram refletir bastante sobre educação e a forma como esta se da dentro da Universidade.
Falando um pouco sobre o método adotado na UNIPLAC, achei super interessante ver uma Universidade que lida com a educação de uma forma diferente das demais. Digo isso porque ao meu ver, me pareceu que a educação é tratada de forma mais flexível e multidisciplinar dentro da instituição. O aluno aparece como uma figura ativa, aumentando a articulação entre docentes e discentes. Relacionei estas falas diretamente ao curso da Saúde Coletiva, onde o conceito de educação aparece de forma similar.
Os cursos de saúde que mais me chamaram a atenção foram os cursos de odontologia e medicina. Odonto pela proposta de preparar profissionais preparados para atuar no SUS, tendo um olhar mais amplo no processo saúde/doença. O que costumamos esperar das graduações de odontologia é justamente o contrário: profissionais preparados para trabalharem de forma isolada, em seus próprios consultórios particulares.
O curso de medicina também me chamou atenção pelo trabalho em tutorias, o que foi uma grande novidade. Trabalhar em cima de situações problema me pareceu preparar melhor o graduando para a vida real e as situações que os espera, indo muito mais além das questões fisiologicas. O contato com a comunidade se da logo no primeiro semestre a fim de tornar este futuro profissional apto para lidar com o coletivo e não somente com o individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário