quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tutoria...

Um assunto muito comentado na semana Ver-SUS Lages, foi o método utilizado no ensino do curso de medicina: a tutoria. Na Saúde Coletiva também temos uma tutoria, mas embora o nome seja o mesmo, estas tutorias se diferem muito. A tutoria proposta pela UNIPLAC consiste no ensino através de situações problema, na qual o aluno participa de forma muito mais ativa do que vemos nos métodos convencionais.
Eu achei este método muito bom. Vai muito além da tão vista "decoreba" e propõe um pensamento mais dinâmico e ´participativo. Realmente, ensina o aluno a pensar.
Porém, foi em uma destas "conversas de bar" (na verdade, em uma das nossas jantas) que surgiu um ponto no qual fiquei refletindo: será que este é o método ideal para o ensino de matérias como a anatomia? Digo isso pois de acordo com a experiência dos colegas que possuem esta disciplina (assim como fisiologia entre outras do gênero) na grade curricular, se mostraram um tanto descrente com este método em relação a estes ensinos. Como no curso da Saúde Coletiva não temos este tipo de matéria, não sei ao certo a melhor forma de estudar estas disciplinas. Na realidade alguns podem preferir a forma tradicional, outros, não trocariam esta forma de aprendizagem. Mas com certeza este é apenas o início de uma longa discussão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário